Pesquisar este blog

sábado, 17 de julho de 2010

Interpretação de Platão

O mito da caverna é uma metáfora da condição humana perante o mundo, no que diz respeito à importância do conhecimento filosófico e à educação como forma de superação da ignorância, isto é, a passagem gradativa do senso comum enquanto visão de mundo e explicação da realidade para o conhecimento filosófico, que é racional, sistemático e organizado, que busca as respostas não no acaso, mas na causalidade.


Segundo a metáfora de Platão, o processo para a obtenção da consciência abrange dois domínios: o domínio das coisas sensíveis (eikasia e pístis) e o domínio das idéias (diánoia e nóesis). Para o filósofo, a realidade está no mundo das idéias e a maioria da humanidade vive na condição da ignorância, no mundo ilusório das coisas sensíveis, no grau da apreensão de imagens (eikasia), as quais são mutáveis, corruptiveis, não são funcionais e, por isso, não são objetos de conhecimento.

Um comentário:

  1. Olá pessoal... :)

    O trabalho de vocês ficou excelente! A apresentação do blog, os textos, as imagens, as leituras que relacionam o mito da caverna com os problemas do nosso tempo... Muita boa a pesquisa de vocês! Espero que tenham gostado e aprendido com a reflexão que Platão nos propõem.

    Valor do trabalho: 8,0
    Nota recebida: 8,0

    ResponderExcluir